fbpx

Como o processamento automatizado de pedidos acelera seu e-commerce

Já pensou se os restaurantes que fazem entregas tivessem que verificar manualmente pedido por pedido feito pelos clientes?  O tempo que levaria para verificar se há novos pedidos retardaria o processo de preparação e entrega do pedido rapidamente ou, devido à natureza manual, alguns pedidos poderiam escapar. Felizmente, usar o processamento automatizado pode ajudar os restaurantes a controlar os pedidos de comida com mais eficiência gerando mais rentabilidade e lucratividade.

O mesmo conceito está relacionado ao comércio eletrônico. A automação desempenha um papel fundamental no processamento de pedidos, pois pode acelerar os tempos de entrega, reduzir significativamente o erro humano e tornar todo o processo de gerenciamento de pedidos (da coleta ao envio) muito mais eficiente.

O que é processamento automatizado de pedidos?

O processamento automatizado de pedidos é uma tecnologia ou sistemas implementados para processar pedidos com mais rapidez, eliminando o trabalho manual. Com a automação, o processamento de pedidos pode ajudar a reduzir os erros humanos, melhorar a eficiência operacional e, por fim, acelerar o processo de atendimento e envio para o cliente.

O que é um sistema automatizado de processamento de pedidos?

Um sistema de processamento de pedidos totalmente automatizado é um sistema que se integra a uma loja on-line, ou mesmo a vários canais de vendas, processa e verifica automaticamente os pedidos à medida que são feitos on-line. A partir daí, o status do pedido é atualizado em tempo real, os clientes são notificados de que o pedido está sendo processado e a etapa de atendimento pode começar.

Conheça os 8 benefícios do processamento automatização de pedidos

Ao implementar um software de processamento automatizado de pedidos, as empresas de e-commerce podem aumentar significativamente a eficiência do gerenciamento de pedidos e otimizar sua cadeia de suprimentos. Aqui estão alguns dos principais benefícios da automação do processamento de pedidos.

1. Captura automaticamente os dados do pedido

Um sistema automatizado de processamento de pedidos recebe e verifica os pedidos dos clientes e, em seguida, os insere diretamente no processamento de pedidos de uma empresa ou sistema de estoque. Isso evita a necessidade de reinserir informações constantemente, como informações do cliente e local de entrega. Os históricos de pedidos podem ser usados ​​posteriormente para previsão de demanda e para fornecer outros insights valiosos para tomar melhores decisões de negócios.

2. Coleta dados do cliente

Um sistema automatizado não apenas coleta dados de pedidos de vendas, mas também informações dos clientes. Isso inclui: detalhes como históricos de pedidos, locais de entrega frequentados, informações de contato e muito mais.

A coleta desses dados ajuda as empresas a melhorar a experiência do cliente, fornecer melhor atendimento e ser assertivos em suas decisões baseadas em dados.

3. Melhora a precisão e elimina erros

A entrada manual dos dados do pedido e do cliente pode levar a mais erros humanos e imprecisões. Isso pode causar problemas posteriormente no processo de gerenciamento de pedidos, como atender e enviar o pedido errado. O software de processamento automatizado não apenas acelera o processo, mas também ajuda a reduzir o erro humano e melhorar a precisão do pedido.

4. Simplifique o rastreamento de pedidos

O software de processamento automatizado de pedidos pode ser integrado ao seu gerenciamento de estoque ou sistema de gerenciamento de armazém (WMS), proporcionando um controle de dados significativo. Isso minimiza o risco de erro humano e perda de dados e aumenta a segurança dos dados.

Todos os pedidos podem ser rastreados a partir de um portal, tornando mais fácil rastrear o estoque e o status e as atualizações dos pedidos, tudo integrado em um só lugar.

5. Diminui os custos de atendimento do pedido

Ter um sistema automatizado e totalmente integrado para processar pedidos, pode ajudar a economizar nos custos a longo prazo. Isso ajuda a reduzir a quantidade de trabalho necessária para fazer um pedido ser finalizado, e o processo será muito mais eficiente, eliminando a entrada manual de pedidos e o rastreamento.

6. Oferece tempos de envio mais rápidos

Tarefas de processamento de pedidos, como verificação de pedidos, bem como criação e impressão de etiquetas de envio, podem ser automatizadas. Se você estiver processando centenas de pedidos se torna mais fácil configurar a capacidade de processar pedidos automaticamente e ajuda na aceleração do processo de envio.

7. Permite processar pedidos de qualquer lugar

Com a automação, sua equipe pode processar um pedido de qualquer lugar, rastreando os pedidos em tempo real não importando onde o cliente está. O pedido é verificado e processado automaticamente, e os dados do pedido podem ser enviados automaticamente para onde o estoque é armazenado e enviado para distribuição mais próximo do destino do pedido.

8. Mantém alta satisfação do cliente

Os clientes gostam de saber imediatamente se seu pedido está sendo processado. Você pode enviar atualizações aos clientes sobre quando um pedido é recebido, processado, sendo preparado e enviado. Fornecer o status do pedido mantém seus clientes informados, tornando-os cientes do andamento de cada etapa, isso resulta em menos e-mails de atendimento ao cliente e clientes mais satisfeitos. Em longo prazo, o sistema de processamento automatizado de pedidos pode levar suas vendas de comércio eletrônico para o próximo nível.

A combinação de todas essas vantagens levará, em última análise, à oferta de uma melhor experiência do cliente. Fornecer informações como o tempo de remessa com mais eficiência, auxilia na redução de custos de atendimento, além de obter uma vantagem competitiva por meio da opção de preços mais baixos, levando mais clientes, demandas e vendas.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email