fbpx

Provedores de serviços de logística para e-commerce: parceiros fundamentais para o seu crescimento

Não é incomum para as marcas direto ao consumidor serem tentadas a lidar com a logística sozinhas, sem a ajuda de provedores de serviços de logística. Embora atender e enviar pedidos por conta própria seja uma estratégia econômica durante os estágios iniciais de um negócio, não é uma solução escalonável a longo prazo.

À medida que o volume de pedidos mensais aumenta, também aumentam as horas gastas na coleta, embalagem e viagens aos correios para enviar os pedidos. É por isso que marcas de rápido crescimento recorrem a um provedor de serviços de logística para ajudar com a logística de todas as coisas, desde o recebimento e armazenamento de estoque até o envio de pedidos. Dessa forma, eles podem gastar menos tempo em logística de comércio eletrônico e se concentrar mais no crescimento de seus negócios.

O que é um provedor de serviços de logística?

Um provedor de serviços de logística, também conhecido como provedor de logística de terceiros (3PL), é uma empresa especializada em oferecer serviços para ajudar a gerenciar a cadeia de suprimentos, incluindo armazenamento, atendimento de pedidos e pedidos de remessa. Existem vários grandes provedores de logística no mercado, mas é importante para as empresas de e-commerce levarem o tempo necessário para encontrar o provedor de logística certo que vai além para atender e exceder as necessidades do negócio.

Por que empresas de e-commerce usam prestadores de serviços de logística

No e-commerce, um provedor de serviços de logística se torna um diferencial na cadeia de suprimentos do e-commerce. Embora muitas marcas comecem atendendo e enviando os pedidos por conta própria, as marcas de rápido crescimento ou aquelas com planos de crescer reconhecem desde o início que há benefícios significativos na terceirização do atendimento e da logística. Deixar de capitalizar esses benefícios deixa dinheiro e oportunidades na mesa. Aqui estão alguns dos principais benefícios que você pode esperar ao fazer parceria com um provedor de serviços de logística.

Garanta o crescimento com um provedor de logística

Um provedor de logística confiável é uma parte fundamental do crescimento. Os proprietários de empresas muitas vezes descobrem que atender e enviar pedidos por conta própria é insustentável a longo prazo e descobrem que há custos ocultos (por exemplo, armazenamento, mão de obra, altas taxas de envio, seguro de envio e materiais de embalagem) que prejudicam os lucros e prejudicar sua capacidade de crescimento. Ao delegar tarefas caras e demoradas a um 3PL, você libera um tempo valioso que pode ser gasto em outras funções que geram lucros, como marketing, engajamento do cliente e desenvolvimento de produtos, enquanto melhora as margens de lucro.

Redes de parceiros

Os principais provedores de serviços de logística têm uma variedade de parceiros e integrações que podem ajudar em quase todos os aspectos da logística de comércio eletrônico, criando uma solução de comércio eletrônico ponta a ponta. Esses parceiros são especializados em tarefas relacionadas à logística, como gerenciamento de estoque e pedidos, embalagem personalizada, gerenciamento de devolução e muito mais. Quando se trata de frete, o 3PL certo terá fortes laços com as principais transportadoras para garantir descontos por atacado nas taxas de frete, para que você possa repassar a economia aos seus clientes.

Experiência na indústria

Um provedor de serviços de logística de classe mundial oferece anos de experiência trabalhando com milhares de empresas de comércio eletrônico e, portanto, pode oferecer o conhecimento e o suporte necessários para ajudá-lo a tomar melhores decisões à medida que escala seus negócios. Por exemplo, um 3PL experiente pode ajudá-lo a decidir em quais locais armazenar seu estoque para que você possa alcançar sua base de clientes de forma mais rápida e econômica. Há muitas partes móveis na cadeia de abastecimento, portanto, a parceria com um provedor de serviços de logística com uma equipe de suporte ao cliente experiente também pode ajudá-lo a resolver problemas rapidamente, para que você possa manter o foco em outras necessidades importantes de negócios.

Otimização do fluxo de trabalho

O provedor de serviços de logística certo pode oferecer a infraestrutura e a tecnologia para otimizar a cadeia de suprimentos e agilizar fluxos de trabalho e processos. Ao aproveitar a infraestrutura robusta de um 3PL, você é capaz de automatizar muitas tarefas de logística demoradas e acelerar o tempo que leva para cumprir e enviar um pedido. Ao conectar sua loja online a uma tecnologia 3PL, os pedidos são enviados automaticamente para o centro de distribuição mais próximo, onde o estoque é armazenado. A partir daí, o processo de atendimento de varejo começa e um especialista em atendimento escolhe, embala e envia o pedido para o seu cliente.

Auto-envio ou trabalhar com um provedor de logística

Pedidos de auto-envio nos estágios iniciais são comuns, mas, a longo prazo, existem muitos desafios e custos ocultos para auto-realização e envio. Você deve considerar o custo de materiais de embalagem e suprimentos, transporte e até mesmo seguro de remessa. Além do custo, você também deve considerar onde seu tempo está sendo gasto. Cada hora que você gasta verificando novos pedidos, empacotando seus itens, indo ao correio e esperando na fila, você está perdendo a oportunidade de aumentar sua base de clientes, desenvolver novos produtos, comercializar seu negócio e muito mais.

Em parceria com um provedor de serviços de logística, você pode aproveitar uma infraestrutura de logística robusta com vários locais de centro de distribuição, tecnologia de ponta, experiência em processamento e descontos em remessas, o que economiza tempo e dinheiro a longo prazo.

Os clientes também veem os benefícios dos prestadores de serviços de logística

A parceria com um provedor de serviços de logística pode ajudá-lo a se manter competitivo, fornecendo a cadeia de suprimentos e a infraestrutura de atendimento necessária para atender às expectativas do cliente. Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais um provedor de serviços de logística pode melhorar a experiência geral do cliente.

1. Frete mais rápido e acessível

Seja por meio da distribuição de estoque ou da negociação de taxas de remessa a granel com desconto com transportadoras, um provedor de logística pode ajudá-lo a acelerar a entrega e reduzir os custos de remessa de várias maneiras Economizar nos custos de cumprimento permite que você ofereça opções de remessa mais acessíveis para os clientes, como remessa acessível em 2 dias via terrestre ou até mesmo remessa gratuita, o que pode ajudar a reduzir o abandono do carrinho e melhorar a fidelidade à marca.

2. Melhor rastreamento de pedidos

Com um 3PL habilitado para tecnologia, você tem visibilidade total de todo o processo de rastreamento de pedidos de comércio eletrônico em tempo real. Com acesso ao rastreamento de pedidos, você pode terceirizar o processo de gerenciamento de pedidos, mantendo o controle, capacitando os clientes e resolvendo rapidamente quaisquer problemas que possam surgir. Sem um sistema adequado de rastreamento de pedidos, informações importantes de rastreamento podem ser perdidas, resultando em um acúmulo de e-mails de clientes insatisfeitos.

3. Processo de devolução mais rápido

Um provedor de serviços de logística também pode ajudá-lo a melhorar seu processo de gerenciamento de devoluções. Com experiência e soluções de gerenciamento de devolução, os provedores de serviços logísticos tornam a devolução de itens fácil e econômica para os clientes. Um processo de devolução simplificado pode fazer seus clientes se sentirem mais confiantes em comprar de você no futuro ou até mesmo recuperar dinheiro por meio de trocas.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email