fbpx

Terceirização da logística para E-Commerce

Os serviços de Terceirização da logística são fundamentais para qualquer empresa de varejo que está envolvida no transporte de mercadorias. 

Gerenciar todo o conjunto de operações por conta própria, muitas vezes pode ser complicado e desgastante, especialmente para as que atuam tanto com vendas locais como online. 

Com os custos de transporte de cargas aumentando a cada ano, é fundamental pensar em terceirizar sua operação de serviços logísticos e atuar com um fornecedor confiável, que contribua com redução dos seus custos e conheça bem a operação da sua empresa.

Terceirizar suas atividades de logística para uma empresa terceirizada (3PL), pode ser uma decisão sábia a longo prazo, isso se pensar principalmente nas operações de transporte, armazenamento, entrega e outras atividades relacionadas. 

7 Razões para terceirização da logística em seu e-commerce.

Existem muitas razões para terceirização da logística no varejo, mas primeiro é preciso entender como esta estratégia afetará seus negócios e se realmente irá gerar economia de custos ou não. 

Identificamos algumas das principais razões para terceirização dos serviços de logística:

1. Focar nas Operações mais críticas de sua empresa

A terceirização da logística com um fornecedor externo que possui conhecimento e experiência na realização das operações de distribuição de mercadorias ajudará você a liberar seus recursos humanos para atuarem em outras frentes de trabalho de sua empresa.

Em alguns casos é possível uma redução significativa no custo da folha de pagamentos de sua empresa.

2. Redução das atividades de back-office 

Provedores de Serviços de Terceirização da Logística 3PL, possuem mão de obra especializada pronta e treinada para seguir os processos de sua empresa utilizando sistemas que integram seus clientes com sua empresa.

Com uma operação de back-office mais ajustada, é possível processar milhares de pedidos diários, sempre com o devido rastreamento, auditoria e compliance adequadas. 

3. Clientes mais satisfeitos comprando mais

Grande parte dos provedores de serviços atuam apenas em serviços de logística, desta forma eles conhecem e dominam 100% estas atividades, podendo por vezes apresentar ideias e estratégias inovadoras que irão proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.

Aumentar a satisfação dos seus clientes gera parcerias duradoras com seu mercado e que podem durar a vida toda.

4. Dividir suas responsabilidades com seu fornecedor 

Com a terceirização dos serviços e logística, toda a gestão de contratos com os transportadores interconectados, separação, embalagem e apólices de seguros são de responsabilidade de seu fornecedor. 

Na maioria das vezes os operadores logísticos estão preparados para trabalhar com variações de volumes de faturamento, sazonalidades, autorização de fretes, etc.

Isso significa que sua empresa irá reduzir a complexidade e responsabilidade operacional.

5. Redução do volume de despesas financeiras

O processo logístico possui dezenas de pequenas despesas, como custos de seguro, custos de docagem, transporte, custos de armazém e outros.

Sua empresa e seu departamento financeiro não terão de lidar com centenas de pequenos lançamentos de despesas, liberando assim o tempo de seus gestores financeiros e equipe de contabilidade, reduzindo a complexidade financeira de sua operação.

6. Mais escalabilidade operacional com a Terceirização da Logística

Sua empresa pode investir muito tempo em processos e treinamentos operacionais para escalar sua equipe interna quando sua operação cresce ou é reduzida.

No entanto, um prestador de serviços de logística terceirizado poderá ajudá-lo a obter nesta economia de escala, pois toda a contratação de recursos humanos e treinamento é efetuado do lado deste fornecedor.

7. Rastreamento Eficiente em Tempo Real

A maioria dos fornecedores logísticos 3PLs é tecnologicamente competente e conseguem prover o rastreamento de pedidos e entregas das cargas em tempo real. 

Procure sempre atuar com provedores de serviços logísticos que consigam integrar os sistemas de WMS e ERP, permitindo rastreabilidade de suas remessas com mais facilidade.

Como selecionar um provedor de serviços logísticos adequados?

Depois de optar pela Terceirização da Logística, você precisa investir parte do seu tempo identificando o provedor de serviços ideal para sua operação.

É fundamental montar um plano de terceirização detalhado para atuar com o provedor de sua escolha. Alguns dos fatores a serem considerados incluem:

  • Revise todos os aspectos críticos de sua operação como: análise de gaps, análise de custos, operações da cadeia de suprimentos e viabilidade de terceirização, entre outros aspectos.
  • Identifique a experiência dos prestadores de serviço: número e capacidade de depósitos, sistema de transporte, processo de aquisição, canais de atendimento ao cliente, etc.
  • Verifique se os principais processos de logística, como gestão de pedidos, recebimento, inspeção de entrada, coleta e entrega, etc.
  • Realize uma análise dos concorrentes para a relação custo-benefício e verifique seus níveis de interação com o cliente, suporte de back-office, tratamento de incidência, índice de desempenho, etc.

Se precisar de ajuda conte conosco! Entre em contato e conheça nossas soluções de Terceirização da Logística.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email