fbpx

Sustentabilidade de Estoques – Aumentando sua Eficiência

As empresas estão constantemente procurando maneiras de cortar seus custos operacionais. Os recursos são escassos e a concorrência está reduzindo muito suas margens de lucro, principalmente quando falamos em sustentabilidade de estoques.

Quando você associa essas tendências às crescentes demandas de logística dos consumidores, melhorar sua eficiência operacional junto uma redução de custos devem ser o foco principal dos centros de distribuição modernos.

Simplificar sua cadeia de suprimentos não apenas promoverá essa eficiência, mas também pode fornecer economias operacionais substanciais em um momento em que medidas “verdes” estão sendo implementadas por muitas empresas. 

Sustentabilidade de estoques como fator de economia

Atualmente, o transporte logístico possui uma grande preocupação quando se trata de iniciativas “verdes”, assim como o controle de custos.

No entanto, a planta de armazenamento e o custo de suas operações diárias são componentes críticos que não devem ser esquecidos.

Seja no momento de montar um novo centro de distribuição ou buscando maneiras de reduzir as despesas de sua instalação atual, a implantação de processos e metodologias que buscam reduzir impactos ambientais poderá beneficiar o meio ambiente e também seus resultados financeiros.

Observe a iluminação atual do seu local de armazenagem.

A iluminação e o calor normalmente constituem a maior proporção do “perfil de uso de energia” de um armazém.

Estudos mostram que 60% do uso de energia em depósitos é proveniente da iluminação e em alguns casos, intensificados pela refrigeração ou calor gerado dentro do armazém.

Para economizar energia em seu local de armazenamento, você pode:

  • Instalar interruptores automáticos: otimize sua instalação com interruptores programáveis ​​e sensores de movimento e evite assim o desperdício de energia. Ao utilizar sensores de presença articulados às lâmpadas, é possível economizar 75% no consumo de energia elétrica.
  • Aproveitar a iluminação de LED: o uso de luzes LED sobre as lâmpadas tradicionais garantirá uma cobertura de iluminação ideal com consumo de energia reduzido.
  • Maximizar a luz natural: em alguns casos o uso de claraboias pode criar um impacto ainda maior na redução de custos de iluminação em mais de 50%.

Caso precise saber mais detalhes sobre economia em seu sistema de armazenagem e processo logístico entre em contato conosco e descubra mais!

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email